A Bagaceira, de José Américo de Almeida
Adaptação: W. J. Solla
Direção: Fernando Teixeira
Elenco: Elton Veloso; Walmor Pessoa; Kilma F. Bezerra; Tião
Braga; João Dantas; Sebastião F ormiga;
Maria Betânia; e Damião Rodrigues
Capa: Fotos Dagoberto - Fabiana Veloso
Soledade – Gilberto Stuker
Fundação Cultural de João Pessoa
Apoio: FALTEC
SONETO CV
Não
chame o meu amor de Idolatria
Nem de Ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
Nem de Ídolo realce a quem eu amo,
Pois todo o meu cantar a um só se alia,
E de uma só maneira eu o proclamo.
(Wiliam Shakespeare)
A Bagaceira, adaptação do escritor W. J. Solla, ensaio teatral sob a direção do teatrólogo Fernando Teixeira; obra produzida, na década de
noventa, por ocasião de sua dissertação de mestrado.
O texto reproduz, em formato dramático, o romance
considerado como marco inicial da Literatura Brasileira Regionalista. História contemporizada
à fase de intensa seca no nordeste.
Trata-se de uma tragédia contemporânea aos séculos XIX e XX, enfocando
uma briga, de ferro e fogo, entre pai e filho por causa de um ‘amor sem futuro’.
A pretendente, além de ser pobre, era também de cor escura. Lúcio, filho do senhor de engenho, e ainda
doutor-advogado se apaixonara pela filha de um dos empregados da fazenda do pai.
Soledade, filha de Valentim, na verdade, era prima de Lúcio, daí
a semelhança com sua mãe morta; o pai dela era irmão da mãe do iozinho;
enigma destrinchado apenas no desfecho final. Lúcio ao retornar da capital,
onde concluíra os estudos, fora seduzido pela formosura de Soledade. Porém,
chegara tarde, pois seu pai Dagoberto já havia se 'enrabichado' pela beldade
Soledade; e mais, ela era sua amante. Valentim assassina o feitor Manuel
Broca, após Soledade denunciá-lo pra safar o patão e amante do pai enfurecido e deshonrado.
Fragmento:
(...)
Soledade
Pois bem: foi o feitor (“cruzou os braços, acintosa”.)
Agora quero ver!...(“Silêncio aterrador”. Valentim se
descontrola. Solta Soledade, vai à frente. E, rapidamente, sem Broca perceber,
esfaqueia-o para espanto e terror de Soledade...) p.49
A obra é o quadro fiel expressionista marxniano e realista,
onde se encontram preconceito e fragilidades sociais; falsos juízos de valores profícuos nos meandros das aparências e condições humanas; peculiares numa
sociedade de classe de prepotentes senhores de terras com arraigados princípios;
e ridículos caracteres do homem.
Assim, fecho essa breve escrita sobre A Bagaceira (adaptada
pelo o eminente roteirista Solla) obra que, no mínimo, é inspiradora pra um
eventual produtor teatral.
Deixo aqui os meus parabéns a todos que fizeram parte desse
fabuloso trabalho.
MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
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