segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Futebol brasileiro é arte


E que arte! Poderia dizer mais?! Linda dança! Nos pés, o bailado não deve nada a nenhum outro! Especialmente nos pés do craque Neymar. O garoto tem pés de ouro. Ouro dezoito ou de maior quilate! E os pés dos outros dez meninos? Fred, Oscar, Hulk e os demais?
De ponta a ponta do nosso país tem uma porção deles. São vários…! Que de tenra idade, se esmeram nesse mesmo bailado. Seja num campo de terra batida, de areia, ou até enlameado. Quantos embalam seus sonhos nesse lindo bailado? Sonho de bailar também no Maracanã! Ao som do mais lindo cantar! De mais de setenta mil espectadores! Que técnica! Que harmonia! Que gingado! São noventa minutos de um pra lá e pra cá envolventes! Plena enlevação! Somente Bach, Beethoven, Verdi saberiam interpretá-los com as mais belas canções.
Poderia, contudo, dizer que exporíamos os mais lindos quadros pintados, quiçá, artistas plásticos da marca de um Portinari, Di Cavalcante, ou Pedro Américo. As telas mais originais de tanta cor e beleza que nossos olhos jamais viram!
Poderia, ainda dizer, que nem os gregos, no seu apogeu, viveram a glória de tão sublime arte como nós, brasileiros, na grande arena dos deuses  do futebol. Poseidon se estarreceria só em ver a gritaria da galera no gol, como aquele  feito por Fred. Apolo se seduziria pela luz reverberada da figura de um goleiro como Júlio César. Zeus se chocaria com a performance do Hulk diante do shute num momento de uma falta. O Olimpo, então, se sentiria ameaçado com toda essa leva de deuses. Mais, desceriam do monte sagrado pra relacionarem-se com tais heróis. Heróis da bola. Heróis do futebol brasileiro.
Enfim, falar de futebol brasileiro é isso. É Poesia! É verso do bom! Tem sua veia clássica. Tem ritmo. Esse é ao tom do coração. Bate forte em quase cento e oitenta milhões. Claro! Têm aqueles que tendem a desdenhar. Mas, isso não vem ao caso. Fica aqui registrada a festa por todos os lados. Brasileiro que é brasileiro não fica de fora. Tá bem ligado na tela, comovendo-se até chorar. Agora, a corrupção que assola todas as esferas da sociedade, esta tem uma outra conotação. Daí, é bom ficarmos atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário