sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Diga não à Amélia dentro de si

A mulher atual não pode jamais ficar a mercê do dinheiro do marido. Hoje os tempos são outros, as oportunidades também. A mulher tem inúmeras portas à sua frente, à escolha: ela poderá estudar, e trabalhar no que bem quiser. Na época das Amélias, não. Coitadas, casavam-se pra terem liberdade. Liberdade essa que fora dada às mulheres de agora através da qualificação profissional, do trabalho e da sua força de vontade. É, ainda existem muitas mulheres que preferem ficar subservientes aos seus companheiros. Sem dúvida é lastimável, pois já não se concebe mais esse tipo de comportamento nos nossos dias.
As coisas mudaram pra melhor no item ações públicas pra salvaguardar a mulher dos seus infortúnios pessoais; inclusive, pode-se dizer que a mulher já não está sozinha na sua luta. Ela tem todo apoio moral, basta que procure. Universidades das melhores; fundos de incentivos, tipo o FIES; bolsas de estudos; creches etc. Como não aproveitar todas essas benfeitorias em seu favor? Somente se for muito ingênua, pensando que a sua vida daqui há vinte anos será a mesma! Não. Lógico que o mundo estará mais duro de viver e pior ainda pra aqueles que não correram atrás de suas melhoras no presente. Daí, quando se der conta, será tarde e Inês morta.
Já se foi o tempo que mulher somente comia, bebia e vestia às custas do esposo! Não se admite mais um disparate tamanho! Posso dizer-lhes, senhoras leitoras, tive muita sorte, a minha querida mãe  sempre abriu meus olhos, dizia-me: -Filha, estude pois assim estará mais ferramentada profissionalmente e com isso, terá mais chances de trabalho; um emprego será seu melhor companheiro. Assim foi, eu nunca me fiei em viver às custas de homem nenhum. E lembro quando recebi o meu primeiro dinheiro, como bancária, senti a maior felicidade. Há uma canção que fala que "o homem sem o seu trabalho não tem honra"; é a pura verdade. O trabalho realmente dá honradez ao homem.
A mulher galgara posições dantes impensáveis. Exemplo disso, a nossa presidenta Dilma Rousseff (se bem que ela teve um empurrão do Lula), mas e daí? Podemos apontá-la sim, pois é uma grande mulher, em todos os sentidos. Já está indo pra reeleição firme e forte. Casos comprobatórios é que não faltam. De acordo pesquisa do IBGE, entre 1996 e 2006 cresceu 79% o número de mulheres chefes de famílias. Outros dados cabais, em São Paulo, segundo pesquisa feita mais de 41% dos advogados, são mulheres, e etc. Portanto, não cabe hoje, a mulher querer dar uma de coitadinha.
Assim, concluo dizendo que só não vai à luta hoje quem não quer; ainda, que prefere amargar no futuro. Olha que o tempo voa, quando menos se espera, já chegou o futuro. Então, difícil é recuperar o leite entornado.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário