domingo, 16 de fevereiro de 2014

Resenha: Ser ou não ser, This is the question


Peça: Mercedes
Texto e direção: Paulo Vieira
Cia. Teatral: Galharufas
Patrocínio: FIC

              A vida é o pânico num teatro sem chamas
                                                         Jean-Paul Sartre


A Ditadura fora um regime antidemocrático, onde a participação popular fora cerceada total e irrestritamente. No Brasil, deu-se de abril de 1964 a março de 1985. Período de tortura e prisões de pessoas sem possibilidade de revisões judiciais. Aconteceu quando As Forças Armadas do Brasil derrubaram o presidente João Goulart e terminara quando o presidente José Sarney assumira a presidência.

A peça Mercedes traz a baila esse período conturbado da nossa história. Além disso, expõe o tema de forma pragmática, focalizando a vida de uma jovem que se envolve nos meandros tortuosos da ditadura, inclusive necessitando exilar-se. Faz o espectador, literalmente, descer aos porões das torturas, num momento intenso, concentrando-se, aí, o ápice dramático. Uma catarse! Mesmo porque fora escolhido a dedo o local da apresentação. O prédio do Teatro Lima Penante caíra muito bem; e o escoltamento fora de arrepiar tanto para os artistas, quanto pra todo pessoal que fora ver o espetáculo. Sim, porque fora como se entrássemos no próprio porão de tortura: rústico, escuro, quente, dando todo um clima de horror; ainda, aquela passagem lá por trás e aquela moça dizendo que a entrada era por lá, pela rampa que dá acesso ao palco e não pela porta da frente do prédio.  

A força dramática da peça, em voga, encontra-se na tríade Mercedes (a jovem, a madura na pessoa da Dra. Mércia e a Mercedes filha). Outra coisa bem legal, o lado poético,ou seja, a fantasia a partir do lance de cenas musicais de Janis Joplin e do Rock-Musical Hair.

Além do mais, apresenta-se com um elenco fantástico de atores, nas pessoas de Suzy Lopes (de performance teatral invejável, já reconhecida pelos pessoenses), Eulina Barbosa, Bárbara Hellen, Nika Barros e Jorge Félix.

Resta dizer que, Paulo Vieira escritor e diretor do texto é doutor em arte pela USP, onde defendeu tese sobre Plínio Marcos e professor no Departamento de Artes da UFPB desde 1982. 

Assim acabam por aqui minhas conjeturações a respeito de Mercedes. No entanto, faço ainda algumas reflexões referentes ao Teatro paraibano. Tipo: Por que o teatro paibano é tão ínfimo em relação a outros estados? Por que o teatro paraibano não se desenvolve como em outras capitais? Por que o teatro paraibano deixa tanto a desejar? E está sempre patinando na experimentação, se tem todo um aparato humano, técnino e de pesquisa?

Por quê?

Eis a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário