domingo, 5 de outubro de 2014

Eu sou Lourdes Limeira



O meu nome é Lourdes Limeira
Uma paraibana arretada
Com muito orgulho de ser nordestina
Tenho cabeça chata (sei); mas também, pela escrita sou tarada
Taí, sem querer ser esnobe, já sendo
Vivo conforme à moral kantiana; sou danada!

O meu nome é Lourdes Limeira
Não desejo ser uma pessoa chata
Mas, sei que nem Cristo agradou 100%
Eu também não agradarei; especialmente, pois digo na lata
Muitos não me querem bem
De boa, já consta em minhas atas.

O meu nome é Lourdes Limeira
E Limeira rima com Pereira
Gente que fez história na nossa PB pequenina 
Até lampião tinha medo dessa gente guerreira
O sangueiro batendo no joelho
Virge N. Senhora, quanta leseira!

O meu nome é Lourdes Limeira
Eu fui muito bem criada na verdade
Seu Zé e D. Maria me ensinaram tudo que eu precisava
Vivo com simplicidade
Não desejo as coisas alheias; e nunca fora invejosa
Não sou mais do que ninguém; procuro usar e abusar de equidade.

O meu nome é Lourdes Limeira
Sei que sou do bem e da verdade
Pra mim, o racional é o real
Como dizia Hegel, 'não a irracionalidade'
Assim, vivo de bem comigo e com meu próximo
Sou o que sou; tenho dignidade.

O meu nome é Lourdes Limeira
Já vivi de um tudo nesta vida
Já me estupraram, perseguiram e escorraçaram
Tantos disparates e desdita
Hoje sou mais eu; não te ligo
Tô de boa, nessa vida; sou aguerrida.

O meu nome é Lourdes Limeira
Quem não me conhece, não sabe o que está perdendo
Sou uma Poeta de primeira grandeza
Sei que dirão que não sou modéstia; eu continuo dizendo
Se alguém não gostar, não posso fazer nada
Tô me lixando, se estou aborrecendo!

O meu nome é Lourdes Limeira
Desde do batismo, espevitada
Dando trabalho pros meus pais
Quanto interesse às coisas globalizadas
Às TVs, o povo do mundo é massificado
E  as notícias deixam de ser consagradas.

O meu nome é Lourdes Limeira
Aqui na PB, Limeira tem em todo lugar
Fazendo sempre arte
Estrepolias, poesias; fazendo o povo sonhar
De tantas e mirabolantes mungangas
Quem não conhece Zé Limeira? Sabem que ele virou Lenda Popular?

O meu nome é Lourdes Limeira
Eu não fujo à regra; também, faço de um tudo:
Fabulo, poetizo, parodio; e muito mais, como gilete
Tô na área, como todos Limeiras matuto
Não sou Lenda, ainda.Mas...
Sei que serei (sobretudo).

Um comentário:

  1. Olá Lourdes li sua poesia só choca quem nao a conhece. Parabéns pela sua coragem e determinaçao.

    ResponderExcluir