quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Pato


O Pato Prado é o governador da cidade e os Patetas Prados se espalham por todas as secretarias – municipais, estaduais e federais. Os Prados mandam e desmandam por todo território patolense.
Apesar de serem patos de boa linhagem, não dá pra agüentar esses famigerados por décadas e décadas no poder. E pior é que são muito inteligentes, senão não teriam governados por tanto tempo o lugar, porém a ladroagem é grande. É a família mais rica da cidade.
Esses não querem abrir mão dessas tetas milionárias. Os patolenses sem terem outra opção, votam no escuro nessa avacalhação. Então é aquela coisa: não circula sangue novo na política e assim, entra ano e sai ano e não mudam o projeto social de Patolândia. Quem vive ali não vê saída: A informalidade cresce pelas ruas e portas das casas. Os pobres cada dia marginalizados enchem as penitenciárias. Os assaltos reviram o sossego local. Mas o governador Prado quer mais. Agora ele decidiu que vai deixar a sua marca pra eternidade: Está mudando o curso dos rios. Ele disse em plena praça pública:
_ Patolândia é a cidade do futuro. Minha cidade terá a minha cara. Radicalizar é tirar o Rio 14 daqui e botar o Rio 8.
Pouca vergonha! Mas nem tudo está perdido. Ainda existe uma esperança. Os Patos Silvas, Pereiras, Cordeiros e outros tradicionais dali , gente pobre porém ricos nos costumes éticos e humanísticos fazem a diferença: burlam as perseguições nefastas desse status quo. São Patos e Patas que por toda parte, mesmo sem evidências como os Prados, dão seus recados, seja na educação, na saúde ou até nas artes cênicas da cidade.
Patolândia ainda chegará lá. Queiram os Prados ou não. A luta está perdida, mas a guerra não. A transformação é um fato que só se realizará através do voto. 2008 está aí. E a sorte dos patolenses será lançada nas urnas.
_ Eu pago pra ver a virada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário