terça-feira, 19 de novembro de 2013

Resenha: Fã das consagradas novelas radiofônicas


Livro: O Autor da novela
Autor: Tarcísio Pereira
Editora: Ideia
João Pessoa/2013


"Toda novela é um testemunho codificado; constitui uma representação do mundo, mas de um mundo ao qual o novelista acrescentou alguma coisa: seu ressentimento, sua nostalgia, sua crítica." (Mario Vargas Llosa)

A leitura da obra O Autor da novela fora como entrar  no túnel da vida e reviver o tempo radiofônico daquela época gloriosa das radionovelas, entrando em nossas casas; paralisando-nos em todas nossas tarefas diárias pra assistir àquele mundo de imagens através de sons vindo pelo rádio. Não havia quem não se fixasse naquelas histórias, cheias de suspense. Cada capítulo, era uma comoção nova, um universo pictórico de dramas misteriosos a fluir na nossa imaginação. A obra narra a vida de Francisco de Assis Sousa Pereira. um jovem rapaz talentoso em criar novelas pra serem divulgadas na rádio local, Rádio Difusora de Santantônio, (Cidadizinha do interior paraibano).

O livro 'O Autor da novela', de Tarcísio Pereira, retrata , toda carga conflitiva do momento  da chegada da televisão ao país, quando o rádio perde a sua audiência.  A trama evolue a cada capítulo da única novela existente 'A Maria de todos', inspirada na Ovídia, prostituta que o Francisco de Assis conhecera. É uma narrativa que prende o leitor, sobretudo, pelo estilo novelístico, com toda uma forma peculiar; com capítulos compactos, diálogos bem montados e chamadas episódicas, tipo pra prender a atenção do ouvinte, interessado nas próximas ações, isto é, na continuidade do enredo. A obra mexe com o imaginário daquele que fora assíduo às novelas antigas, tais como: A Escrava Izaura, O Direito de Nascer etc. Além disso, é de um lirismo e até poético, a exemplo: p. 91 Era o folheto que estava em seu bolso naquele dia, comprado  na tarde do último sábado na feira de Pombal. Abriu a primeira página e, com a impostação e o lamento dos versejadores, fez a leitura dos primeiros versos em cometer um tropeço: "Venha, ó musa, mensageira/ do Reino de Eloim./ Me tragaa pena de Apolo/ e escreva aqui/ por mim,/O Assassino da Honra/  ou A Louca do Jardim..."

Com o advento da TV, a cidade ficara em polvorosa e  Francisco de Assis Sousa Pereira perdera seus espectadores e arretara-se com o descaso de sua novela Maria de todos. Sim. Não poderia ser diferente, o povo amara ficar ali na frente, cara a cara com os atores televisivos; querer outra atitude daquela gente, era utopia. Assistir, na telona, à novela As Bruxas, na pracinha principal, fora pra eles o maior barato. Uma verdadeira festa. Eles não trocariam aquele evento por nada no mundo.

Assim,  ao fim e ao cabo, o protagonista se escafede da cidade. Como todo artista nordestino segue pra o sul maravilha, em busca de se tornar conhecido e se realizar profissionalmente, já que não vira futuro na sua cidade natal Santantônio. 

Daí, onde concluo, dizendo do quanto fora emocionante a leitura dessa obra. E mais, que não deixem de usufruir de mais esse folhetim.



 Sobre o autor:
Tarcísio Pereira é da cidade Pombal, mas reside há muitos anos na capital João Pessoa. Tem várias outras obras publicadas; como:   Agonia na tumba,  livro de grande impacto no público e na crítica literária, São Jorge na lua, Dom Quizales de Condor, Uma noite  no céu, O homem que comprou a rua, O sacrifício dos anjos e mais 14  publicações na área de dramaturgia. 

2 comentários:

  1. Foro momentos difíciles que de algun xeito habia que darlles de comer as mentes humanas, faltas de todo.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li O autor da novela, mas está na minha lista para ser lido em 2014.

    ResponderExcluir